5 razões para melhorar o sono e parar de roncar (2022)

alguem dormindo e roncando - Tratamento para parar de roncar na nossa clínica

Você já deve ter ouvido antes que a privação do sono pode afetar negativamente nossa saúde, pois aumenta o risco de certas doenças! Por causa disso é muito importante melhorar o sono e parar de roncar para dormir bem todas as noites. Para adultos, isso significa pelo menos sete horas.

Então dormir o suficiente e dormir bem é vital para a nossa saúde. Por isso é muito importante parar de roncar, pois mesmo o ronco ocasional pode nos colocar em risco para uma série de complicações.

Complicações que você pode ter se não parar de roncar

Sonolência

O ronco tende a causar sonolência por causa da perda da qualidade do sono. Isso traz irritabilidade e fadiga. Contudo as interrupções do sono durante o ronco podem chegar a tantas que a pessoa nem dorme realmente. O resultado disso é que a pessoa acorda cansado todos os dias, aumentando o risco de acidentes com veículos motorizados. De acordo com a Fundação AAA para Segurança no Trânsito nos EUA, 21% dos acidentes fatais de trânsito podem ser causados por sonolência ao dirigir.

Problemas sérios de saúde

O ronco também contribui para problemas de saúde mais sérios do que muitos imaginam. Como pressão alta, doenças cardíacas e o risco de AVC. Vários estudos mostram que pessoas com apneia do sono e ronco tem um risco muito maior de acidente vascular cerebral e de infarto.

O ronco pode colocar a pessoa em maior risco de anormalidades. E também do espessamento das artérias responsáveis por doenças vasculares. Contudo, de acordo com um estudo, esse risco é ainda maior para roncadores do que para fumantes e aqueles que estão acima do peso ou têm colesterol alto,

O autor principal do estudo foi o Dr Robert Deeb, do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Henry Ford. Ele comentou: “O ronco é mais do que um incomodo na hora de dormir e não deve ser ignorado. Os pacientes precisam procurar tratamento do ronco da mesma forma que fariam se tivessem apneia do sono, pressão alta ou outros fatores de risco para doenças cardiovasculares”.

Problemas no casamento e relacionamento social e sexual

O ronco separa casais de quartos e atrapalha um relacionamento saudável. Tudo isso porque fica muito difícil o parceiro conseguir dormir à noite toda.

Outra questão é que a apneia do sono, associada ao ronco, devido ao cansaço gerado e outros fatores, geralmente está relacionada a impotência sexual. E fazendo o tratamento do ronco conseguimos a melhora não só do ronco, mas do relacionamento conjugal sexual e social do paciente.

Obesidade e Ansiedade

O ronco também pode ser associado com a obesidade e ansiedade. Essas características estão extremamente ligadas a mente e o emocional. E se a mente não descansa, não há liberação de neurotransmissores como o GABA e Serotonina. E assim ficando mais suscetível ao ganho de peso e aumento da ansiedade.

Dificuldades de aprendizado

Há também uma chance de que o ronco e a falta da qualidade do sono possa levar a dificuldades de aprendizado. Isso acontece tanto em crianças e adultos, porque não ocorre a liberação do hormonio de crescimento, responsável também pela sedimentação de conhecimento.

 

Gostou deste depoimento? Por que não compartilhá-lo com os outros?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados